A última Assembleia Municipal de Oeiras (Sessão extraordinária nº1/2023) mais parecia uma aula de Agronomia! O Presidente, Dr. Isaltino Morais, deu uma aula de agricultura... principalmente sobre nabos!
Tendo tantas questões pertinentes e importantes para responder aos Deputados municipais, achou por bem falar sobre tudo e falar sobre nada.
No seu discurso (que teve um tempo extra de mais de 20 minutos), valeram-lhe os nabos de Trás-os-Montes e suas nabiças e pelo meio ainda deu para fazer considerações sobre cheiros nauseabundos em Oeiras! Foram momentos hilariantes mas ao mesmo tempo de falta de sentido de timing, não fosse a primeira sessão do Município após as trágicas cheias de dezembro último, ou estar em curso a discussão de uma alteração drástica de uma zona do concelho de Oeiras, onde vão ser implantadas duas torres de 19 pisos acima do solo, onde antes, em Plano de Pormenor agora revogado, se encontravam projetados edifícios de 4 e 5 pisos.
Neste seu longo discurso, o Presidente teve tempo para falar sobre Vertiport's! Sim, isso mesmo: Vertiport's!
Ficamos assim a saber que Oeiras pretende ser o primeiro município de Portugal a ter esta infraestrutura. O que não sabemos ainda é a sua utilidade! E sobretudo, a prioridade que um equipamento desta natureza poderá ter em Oeiras.
Um Vertiport. Créditos: Aerospace America - AIAA
Aquilo que parece ser ignorado, é que em Oeiras ainda não há uma rede de transportes públicos eficientes, sobretudo que ligue o interior do concelho ao litoral.
Será que antes de falarmos de Vertiport's, podemos antes falar sobre as carências nos transportes escolares?
Ou, já agora, será que depois do executivo lançar uma consulta pública da revogação do Plano de Pormenor do Espargal (em período de férias de Natal e Passagem de Ano), poderia aproveitar esta primeira sessão para ouvir as preocupações de mais de 3 mil peticionários?
A todas estas questões da população não foi dada qualquer resposta, a não ser "Para quê tanto barulho?".
Perante tantas questões as respostas foram.. uma mão cheia de nada!
José Soares
Engenheiro/Empresário
Commentaires