Um Governo, uma Maioria, um Presidente. Este famoso slogan representa aquilo que Francisco Sá Carneiro foi: um político corajoso, lutador, ambicioso, disposto a criar clivagens e a correr riscos para reformar o País, que estava amarrado a um desígnio socialista pelo Conselho da Revolução, e trazê-lo para o concerto das democracias liberais europeias.
Ao longo das 600 páginas, que constituem esta biografia pessoal e política assinada pelo director do Observador, o jornalista Miguel Pinheiro, vemos um Sá Carneiro a partir de várias lentes: a criança doente e frágil, o jovem advogado, o liberal rebelde, o político astuto, o governante corajoso e, finalmente, o homem apaixonado.
Apesar do volume da obra, os capítulos devoram-se uns atrás os outros, tal é a velocidade e a voracidade dos acontecimentos que envolveram Sá Carneiro, principalmente após a fundação do PPD/PSD.
Uma obra cheia de episódios e histórias desconhecidas da maioria, e de leitura obrigatória para todo o social democrata que queira conhecer e entender esta figura incontornável do Portugal contemporâneo, que morreu demasiado jovem nas trágicas circunstâncias que todos nós sabemos, transformando-o no mito que é hoje.
Vítor Carmona
Gestor de Pessoas
Comentarios