Durante o mês de janeiro participámos nos encontros que o movimento de cidadãos de Oeiras, designado por "Espargal - Assim Não" tem vindo a realizar.
O objetivo deste grupo tem sido o de informar, mobilizar e sensibilizar a comunidade Oeirense para uma operação de urbanização que a Câmara Municipal de Oeiras pretende realizar.
Terreno do Espargal, em Oeiras, onde a Câmara Municipal de Oeiras pretende aprovar duas torres de 19 pisos acima do solo. Créditos: Fotografia de António Lopes da Silva
Trata-se da revogação do Plano de Pormenor do Espargal, aprovado em 1991 e a aprovação de um novo instrumento urbanístico, designado por Unidade de Execução do Espargal, que numa zona residencial com uma cércea média de sete pisos, propõe agora a edificação de duas torres de 19 andares, completamente desfasadas da malha urbana.
Este movimento lançou ainda uma petição, que já conta com mais de 4 500 assinaturas, com vista à extensão do prazo de discussão pública do projeto. Petição essa, que foi apresentada no dia 7 de Fevereiro na Assembleia Municipal de Oeiras e que liminarmente foi rejeitada pelo Presidente da Câmara, com o argumento de que não havia mais nada a debater...
Fernando Santos
Participe nas nossas caminhadas. Contacte-nos aqui
Links:
Página dos Moradores Contra as Torres do Espargal:
Petição online:
Imprensa:
Comments